As Regras Básicas da Alimentação Saudável
- nutremotion
- 1 de fev. de 2016
- 2 min de leitura
Existe uma máxima no mundo da arte que se aplica perfeitamente à alimentação: “Aprenda as regras como um profissional, para quebrá-las como um artista! (Picasso)

AS REGRAS BÁSICAS DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL:
CONHECER: É preciso um profundo auto-conhecimento do seu corpo, das suas emoções… da sua essência, para saber qual é a alimentação mais adequada para o seu organismo, que é único! Esta é a primeira regra e também a mais importante!
AMAR: Apaixone-se pelos alimentos que lhe querem bem! Em qualquer relacionamento saudável, os sentimentos devem ser recíprocos! Se ama alimentos que lhe provocam indisposição ou sentimentos de culpa, o melhor é abandonar essa relação!
RESPEITAR: Aprenda a respeitar o seu corpo, os seus limites, as suas necessidades, o seu metabolismo. Aquilo que é bom para uns, pode não ser necessariamente o melhor para si, por isso não se deixe levar pelas dietas da moda, respeite o seu corpo, as suas origens… as suas raízes!
CONFIAR: O organismo humano vem programado com um sofisticado sentido chamado intuição. Aprenda a escutá-lo e confie plenamente nos seus instintos. Vai acabar por perceber intuitivamente quais são os alimentos ideais para si e dos quais deve fugir a sete pés!
DESFRUTAR: O mundo dos frutos e vegetais é composto por um arco-íris de alimentos ricos em poderosos nutrientes e saborosos fitoquímicos, responsáveis pelas suas cores, cheiros, sabores… e cheios de benefícios!
SABOREAR: Saboreie conscientemente cada dentada que der! Comer é um prazer quando se escolhem os alimentos ideais para o nosso organismo, em particular. Aprenda a combinar os variados sabores: doce, amargo, salgado, ácido e descubra um novo – o Umami – o sabor simplesmente delicioso!
APIMENTAR: Apimente a sua relação com a comida! Uma refeição bem temperada com especiarias e ervas aromáticas torna-se muito mais interessante e saudável!
ADOÇAR: Adoce as suas emoções e não a sua comida! Muitos alimentos são ricos em açucares naturais, não é preciso acrescentar-lhes nada... e muito menos produtos artificiais! Já as emoções, essas quanto mais doces melhor!
LIBERTAR: A vida é curta e exigente demais para nos estarmos constantemente restringir! Liberte-se, solte-se e seja flexível como um bambu... e não se deixe quebrar!
PECAR: As regras foram feitas para serem quebradas, no momento certo! Quando quebrar uma regra, desfrute com todo o prazer e sem qualquer tipo culpa, do "pecado" que acabou de cometer!
Por isso, já sabe… conheça as regras da alimentação saudável para poder geri-las, criativamente, ao sabor das suas emoções!!!
Comentarios